Breaking News
MASSA

MASSA é resultado do intercâmbio de 3 semanas com Lisa Truttmann (Áustria) e Cabaio Stencil (Argentina) em Salvador-Bahia, nas vésperas do carnaval de 2011. “Errar” ou praticar a errância, foi pensada como instrumento da experiência de alteridade na cidade e como ponto de partida para a criação. Os artistas se encontraram para experimentar a cidade de dentro, explorar possíveis brechas e  desvios, criar novos sentidos para os holofotes do espetáculo urbano de Salvador, intensificado no período do carnaval.

Capturas de vídeo e fotografia foram feitas nos arredores da estação da Lapa e no centro da cidade, zona de intensa circulação de passageiros, ambulantes e mercadorias para consumo da grande massa urbana. No cotidiano saturado das ruas, pessoas fluem e traçam vetores multi-direcionais de mobilidade, enquanto uma sobreposição de sons ambiente tocam os hits do verão, as músicas mais populares do momento.

A obra de video-animação “MASSA” | Clara Domingas + Lisa Truttmann| tem duração de 3`30. Para compor esta colagem audiovisual, as capturas de vídeo foram abstraídas (transformados em stencils em movimento) e articuladas às células de áudio retiradas de diversos cds piratas, adquiridos em camelôs locais.

Algumas fotografias foram também transformadas em stencils, confeccionados artesanalmente pelos 3 artistas. A intervenção urbana “MASSA” |Cabaio Stencil + Clara Domingas + Lisa Truttmann| foi um mural realizado na Praça 2 de Julho, Campo Grande – onde acontece o circuito mais tradicional do carnaval de Salvador – na véspera da festa.

“MASSA” participou dos Salões de Artes Visuais da Bahia em Juazeiro-BA (2013), como instalação e performance. Na instalação, a video-animação foi exibida ao lado da foto da intervenção mural.  Somado a isso, uma ação : a venda dos DVDs de “Massa” à preço de camelô – realizada por Clara Domingas durante toda a noite de abertura dos Salões.